SABER OUVIR, SABER SORRIR, SABER DAR.. DESCOBRE O SOLIDÁRIO QUE HÁ EM TI!! A Acreditar levou-me à pediatria do IPO..

quinta-feira, 30 de abril de 2009

27.04.2009 - Biblioteca de Aljustrel / Escolas EB1



Primeiro destino desta visita ao Alentejo com 400 km percorridos, foi Aljustrel. Pacata e simpática cidade onde a cultura das suas crianças é cuidada com muita qualidade e talento, numa biblioteca municipal com condições técnicas e de qualidade, iguais às demais das zonas urbanas de Lisboa.



Esta acção enquadrada nas comemorações do dia mundial do livro infantil (2 de Abril) estava programada à mais de dois meses, tendo tido até em Fevereiro último, a oportunidade de visitar o espaço pela primeira vez. Foi um previlégio muito grande para o Tio Zé fazer parte da agenda cultural desta biblioteca que tem recebido grandes autores portugueses.

À hora marcada, lá começou a "invasão" do auditório pelas crianças das escolas EB1 de Aljustrel, cerca de 100. Sem saberem muito bem o que iriam encontrar, fez-se luz quando apareceu uma figura meio-estranha no meio delas, sem falar, de candeia acesa, provocando desde logo os primeiros risos..



A lenda do Tetravô do Tio Zé e a mensagem que ele deixou, começou a mexer com os sentidos mais sensíveis da rapaziada, pregando-os um pouco à cadeira. Momento de descontração logo de seguida, com o incentivo à leitura de poemas seleccionados pelo Tio Zé. A plateia fez questão de escolher quem deveria ler, tal o prestigio que já gozam junto da comunidade de colegas de escola.



Mas a primazia coube à Mariana, menina que o Tio à alguns anos deu teatro (em Alcochete), quando ela tinha apenas 4 aninhos e agora com 7, foi responsável por estabelecer esta ligação cultural entre o Tio Zé e a Biblioteca de Aljustrel.
É assim, o mundo é muito pequeno!!



Os contos do Tio e os momentos dramáticos de "anarquia" (para os adultos!) por ele provocados nas histórias interactivas, provocaram o delírio no final de hora e meia muito bem passadas, com animação, alegria e magia!!

O Tio Zé repete-se (ainda bem!) mas não pode deixar de sublinhar os momentos simpáticos promovidos pela responsável da Biblioteca Dra. Francisca Branca. Um grato agradecimento pela oportunidade de fazer chegar a mensagem solidária do meu Projecto às crianças de Aljustrel..

2 comentários:

  1. Beijinhos e Abraços a toda a pequenada de Aljustrel, gostei muito de estar convosco!!

    Até à próxima..

    Tio Zé

    ResponderEliminar
  2. Meu querido amigo (Tio Zé)Zé Almeida!
    Não há palavras para descrever o que senti ao ler o teu blog...Senti cada palavra, ri, chorei e, revivi momentos passados em tempos que lá vão...
    Continuas "LINDO" e, com um "CORAÇÃO de OURO"e, como há muito pouco hoje em dia!
    Estou em falta contigo, eu sei e, depois de tudo o que li não consigo arranjar uma desculpa esfarrapada e, plausivel para a minha ausência a não ser, desculpa...
    Quero divulgar o teu blog no meu modesto e, simples "cantinho" mas preciso da tua autorização, duma foto tua, foto do teu livro e, de um texto escrito por ti, pode ser?
    Fica também aqui a promessa que irei fazer um trabalho de pintura para colocares em leilão ou ofertares á "Acreditar" liga-me para combinarmos a entrega e o "tal café" prometido á que séculos,ok?
    Um abraço do tamanho do mundo da
    Lenocas
    PS:O meu email mudou e, ainda não tenho os livros comigo que vergonha...

    ResponderEliminar

O Meu Cartaz

O Meu Cartaz
Parceiros: Acreditar & C.M. Palmela

SOLIDÁRIO Qb

A minha foto
"NO REINO DE DRAKIS" - um livro, um projecto, uma história de partilha com as crianças...

Arquivo