Pois é, o momento mágico aconteceu mais uma vez! Ao fim de 40 anos regressei à minha Escola Primária, quem diria como autor de um livro!? Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo.. explico! Feliz porque à pouco mais de oito anos o meu próprio filho se sentou naquelas cadeiras e agora outra "fornada", estará pronta para enfrentar novos desafios "Sócratianos"? Triste, porque deixou de existir uma identidade com as pessoas, independentemente da sua competência. Em todos os técnicos da Escola, não reconheci ninguém que fosse de Coina, impensável, alguns anos atrás. Interessante, o facto de reconhecer alguns rostos (nas crianças!) num interessante exercício de memória e ligação familiar, umas vezes parecenças com os pais, outras vezes com os avós.
As turmas alvo foram o 3º e 4º anos, que contam com as competências pedagógicas das Professoras Mónica e Valquíria (também a Directora). A apresentação de "No Reino de Drakis" decorreu muito bem e até fui surpreendido com o facto de algumas crianças já terem adquirido o livro à algum tempo, são sinais do sucesso? Falámos do Projecto do Tio Zé no IPO de Lisboa e das crianças com Cancro, internadas por tempo prolongado sem poderem frequentar a Escola. Participaram com muito interesse e pró-actividade. A perguntas muito pertinentes, lá tentei ir satisfazendo a curiosidade de todos eles. Muito disciplinados, serviram de excelentes receptores...
O balanço final foi excelente. Como sempre a promessa de regressar brevemente para a entrega de livros e sessão de autógrafos aos meninos que vão adquirir o livrinho solidário. Ainda ficou planeado voltar antes do fim do ano lectivo, para apresentar o novo conto "Sabula - O Roaz Corvineiro".
PS: Gostei muito do "novo" espaço do refeitório e biblioteca, trouxe outra dignidade / qualidade às Crianças, Auxiliares e Professores da Escola Primária de Coina..
Sem comentários:
Enviar um comentário